11 julho, 2015

A "Situação" da Grécia (Só Num Ponto de Vista)

Caius Julius Caesar (100-44 AC)
Dizia o romano de nós, portugueses, o que sempre foi verdade na Grécia, berço da democracia.
Gente aguerrida, muito mais que os portugueses, que aceitaram durante anos tudo o que a "Europa" lhes dizia ser melhor para eles até ao momento que, não tendo mais para dar ou do que abdicar, decidiram voltar à democracia. Áquela que diz que o povo é quem mais ordena (espera, isso não era português?!).
Talvez o povo grego não soubesse verdadeiramente ao que estavam a dizer não, mas sabem é que como estão, não aguentam ficar mais desesperados porque alguém lhe disse que devem ficar.
Tsipras
Não há como pagar contas quando não se tem dinheiro. E a Grécia não tem dinheiro. Não tem dinheiro nem indústria geradora de dinheiro. O turismo paga algumas contas mas dificilmente mantém um país a funcionar. Mantém à tona talvez, mas mais cedo, ou mais tarde, o barco iria afundar, já que pouco mais tem que mantenha a economia nacional. Umas azeitonas, uns queijos, pouco mais.

É melhor sofrer o pior agora do que viver no eterno medo dele.
Júlio César

A verdade é que a "Europa" também não tem muitas opções em relação à Grécia. Deixá-la sair é um processo complicado e que abre precedentes perigosos. O endividamento é de tal maneira dramático que não permite à Grécia fazer grandes pedidos, pois não tem meios atuais e futuros de assegurar pagamentos. 
E talvez não seja justo, com a situação de Portugal e da Irlanda, mas sempre achei que não devemos comparar-nos aos outros para resolvermos os nossos assuntos. 
Pelo menos, Tsipras teve uma posição verdadeiramente democrática. Seriam aqueles que vão pagar, na pele, a decidir se estariam dispostos a aceitar condições que afundariam ainda mais o país no abismo.
A dignidade humana foi hipotecada mas desta vez parece ter alguém a lutar por resgatá-la.

E ainda havia tanto por dizer...
(que isto é só uma parte da minha opinião)

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...