23 julho, 2014

Será Que Sou Má Mãe ou Estas Coisas São Muito Bonitas de Se Dizer

'Olha que eu vou chatear-me contigo!', 'Já te avisei, não te volto a dizer!', 'Estás a brincar comigo? Eu tenho ar de quem está a brincar?'
Lê de novo todas as frases que estão acima.
Costumamos dizê-las quando já não temos muitas estratégias para lidar com uma determinada situação. Quando já esgotamos a paciência. Quando já só vai sair castigo, berro ou palmada.
Lê de novo as frases e vê lá se elas não falam mais sobre nós e da forma como lidamos com a situação do que sobre a criança?
Sim, é muito 'mãe à beira de um ataque de nervos' mas, com as estratégias certas, sabendo o que procurar e as razões pelas quais isso está a acontecer, é mesmo muito possível que nenhuma das frases acima nos saia pela boca fora.
Da próxima vez, pára. Agacha-te. Toca-lhe no braço ou no ombro e pergunta-lhe 'o que se passa contigo, posso ajudar-te?'
Depois, pede-lhe ajuda e diz-lhe o que é que precisas [que aguente mais um bocadinho, dando-lhe uma tarefa interessante, por exemplo]. Talvez o teu simples interesse por ele sejam o bastante para ele sossegar e tu não te passares.
No Mum's The Boss
Talvez seja eu que não sei lidar com o meu filho, mas quando dizes estas coisas resulta? E se o teu filho não responde? Olha para ti com um ar de quem, simplesmente, não quer saber? Isso resulta a partir de que idade? A ideia parece-me boa. Pouco prática e realista, mas tirando isso, boa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...