19 fevereiro, 2015

Matemática do Amor

Mother and Child - William Sergeant Kendall

Como mãe, como pessoa, a questão do bullying é-me muito sensível.
Eu fui vítima de bullying quando era miúda e não se chamava assim. Fui chamada de todos os nomes que se podem chamar a uma miúda, todo o dia, todos os dias. Mas algures entre uma base familiar forte, amigos dedicados e uma auto-confiança elevada (se calhar um pouco demais, até, para equilibrar), isso não me afetou negativamente.
Não é o caso de todas as crianças, no entanto. Muitas são levadas ao desespero e o sentirem-se sozinhas leva-as ao isolamento e tantos outros sentimentos que não conseguem combater. E tudo isto se passa debaixo do controlo de professores e pais atentos. Não se consegue evitar, porque ninguém fará nada em frente aos adultos.
Mas uma professora arranjou um método que permite "controlar" melhor estas dinâmicas. Este pai mostrou-me esta história fantástica em que a dinâmica da sala de aula é estudada através de matemática, de padrões, para descobrir a estrutura da classe e como se comportam as crianças na mesma, permitindo assim descobrir cedo situações de risco.
E se isto fosse aplicado cá, esta maneira tão simples de perceber a cabeça das crianças, eu ficaria tão mais descansada por saber que os meus filhos não iriam passar pelo mesmo que eu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...